Festa de aniversário do Davi: tema "Astronauta"

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014
Enfim, depois de mais de um mês, vim falar sobre a festinha de aniversário do Davi.
Primeiramente quero falar sobre a escolha do tema. Quando comecei a pensar na festa percebi que ele estava bem fanático pelo Buzz Lightyear, então pensei em fazer a festa com tema "Toy Story", dando mais ênfase no Buzz. Depois desisti dos outros personagens e a festa seria só do Buzz. Ele tem um foguete Playmobil, levou na escola no dia do brinquedo, e pela primeira vez não deixou nenhum amiguinho brincar com seu brinquedo. Então percebi que sua paixão era o foguete, astronauta, não necessariamente o Buzz. Ótimo! Assim, fugindo de um personagem, teríamos uma festa um pouco mais original, e deixamos o tema como: Astronauta.

Uma das coisas que era muito importante para nós foi a escolha do cardápio. Infelizmente ainda não sou daquelas que só comem coisas naturais (estou aprendendo), mas também não gosto de muita porcaria. Cuido, razoavelmente, da alimentação do Davi e acho que em festa, principalmente de criança, tem que ter pelo menos algumas opções um pouco mais saudáveis. 

Sendo assim, o cardápio escolhido ficou assim:

Salgados: 
- Sanduiche de carne louca no mini pão francês integral
- Salgadinhos (todos assados): mini cuzcuz vegetariano, mini cuzcuz de camarão, esfiha de ricota, empadinha de palmito, empadinha de frango, quiche de espinafre, quiche de camarão, pizza coquetel marguerita.
- Mix (amendoim/castanha do pará e castanha de caju)
- Tira gosto: espetinho caprese (tomatinho cereja, mussarela de búfala com molho pesto), e salada de berinjela com pão francês integral (receita AQUI).

Eu mesma fiz o sanduiche de carne louca, o espetinho caprese e a salada de berijela. Comprei o amendoim e castanhas e coloquei num saquinho de geladinho e depois num "foguetinho" que fiz com rolo de papel higiênico. Comprei os salgadinhos assados na Salgaderia Colonial, na Mooca.

Doces:
- Brigadeiro (feito com leite condensado caseiro e cacau em pó, coberto com castanha de caju triturada)
- Beijinho (de leite em pó, leite de coco e açúcar)
- Beijinho de tapioca (feito com leite condensado caseiro e farinha de tapioca, coberto com coco)
- Brigadeiro de copinho (feito com leite condensado caseiro e cacau em pó)
- Creme de tapioca de copinho (feito com leite condensado caseiro)
- Creme de limão no copinho (feito com leite condensado caseiro, creme de leite e suco de limão)
- Sorvete de iogurte (opcional: calda de cereja e castanha de caju triturada)
- Açaí
- Salada de frutas 
- Gelatina natural (feita com suco natural de melancia/laranja e gelatina em pó sem sabor)
- Geladinho (maracujá, morango e coco)
- Mini cupcake integral de cenoura com cobertura de ganache de chocolate meio amargo
-Biscoito no palito

Bolo: Chocolate sem farinha com recheio de brigadeiro e coberto com cream cheese de limão. (em breve receita no blog)

Fiz (com ajuda da minha mãe) os docinhos enrolados, os doces de copinho (usei quantidade reduzida de açúcar cristal ou demerara), salada de fruta, gelatinas e geladinhos. Comprei o açaí e o sorvete na Lip's Sorvetes, os lindíssimos e saborosos biscoitos foram feitos pela  Mara, da Doce Conceito, e os mini cupcakes e bolo foi feito pela Ana Paula, que fez a receita que eu queria, e ficaram di-vi-nos! =)

Bebidas:
- Água
- Suco de uva integral
- Suco de maracujá
(não, não teve refrigerante!)

A arte da papelaria foi feita em cima da hora pelo "papai moderno". Como dizem: "santo de casa não faz milagre", então fiquei enchendo o saco dele para fazer as ilustrações desde uns 4 meses antes, mas ele só fez quando não dava mais tempo. Aliás, deu pra imprimir, mas não consegui fazer todos os toppers, e colocar as impressões em todos os lugares que estava planejado. =(

A diversão ficou por conta do Big Toy Foguete, da Ludiks, também imprimi algumas ilustrações da festa no sulfite e deixamos à vontade para as crianças pintarem. E, no final o Davi ja abriu presentes, e acabou a festa brincando os brinquedos que ganhou.

O fundo de mesa também fui eu mesma que fiz, uma cortina de fitas de várias larguras, da cor azul royal, com uma cortina de estrelas de papel por cima. Modéstia à parte, ficou linda! 

Comprei as suqueiras de acrílico na Tok&Stok (mas já está fora de estoque) e copos de plástico reutilizáveis para usar em outras festas! Já tinha as garrafinhas de vidro que guardei quando ganhei uma promoção da Choco Milk, e os canudos vintage são da Canudos by Mommy, que também vende garrafinhas, mini vidrinhos, bakers twine, saquinhos e copinhos vintage, mini lousas, e colheres ecológicas (madeira)!

Estava tudo bem bonito, feito com o maior carinho, mas... Sabe aquela festa miada?! A data do aniversário do Davi é 31 de dezembro, pensei em fazer dia 14, mas o salão de festas do condomínio já estava reservado para esse dia, então fizemos dia 21. Foi pouco tempo antes do natal, muita gente já estava viajando, e fiquei bem triste por causa disso, mas o importante é que o Davi gostou, e faria tudo de novo por ele. A parte ruim foi não ter gente pra comer todas essas gostosuras com a gente, e a parte boa foi não ter gente pra comer todas essas gostosuras com a gente e ter sobrado um monte de coisa!

Não contratei nenhum fotógrafo, então nos viramos com as fotos dos detalhes e meu cunhado nos ajudou com as fotos da hora do parabéns. Ah! Esquecemos de fotografar os salgadinhos!

garrafinhas de vidro e canudos vintage 
suco de maracujá e uva integral 
salada de frutas e espetinho caprese
antepasto de berinjela (receita AQUI)
cereja em calda                                geladinhos 
gelatina (melancia e laranja)             mix de castanhas e amendoim (reutilizei latas de leite para colocar os foguetinhos)
 biscoito no palito
 biscoito
 brigadeiro
 beijinho de tapioca
 mini cupcake integral de cenoura
 creme de limão
 brigadeiro de copinho
beijinho
creme de tapioca
suculenta da mesa principal
vasinhos das mesas dos convidados
(reutilizei potinhos de açaí para replantar as suculentas das mesas dos convidados)
Big Toy Foguete (brinquedo de papelão)                                        
 desenhos para pintar
reutilizei potinhos de açaí para colocar as canetinhas, gizes de cera e lápis
As caixas de mdf que eu já tinha, repintei e usei para apoio dos doces.
decoração do bolo feita com canudos vintage, baker twine e bandeirinhas de papel de presente 

Gostaram?!

Pensando na sustentabilidade, não teve balões na decoração, não teve copos descartáveis, reutilizei caixas de mdf que já tinha para o apoio dos doces, reutilizei potes de açaí para replantar as suculentas que usei na decoração, e para colocar os biscoitos, e reutilizei latas de leite em pó para colocar os foguetinhos, que também foram feitos com rolos de papel higiênico. A cortina de fitas, já revendi, e poderei usar várias vezes as garrafinhas, a suqueira e copos plásticos que comprei.

Espero que o post sirva de inspiração para quem está querendo fazer uma festinha caprichada, com muito carinho, mas sem exageros, com muita coisa feita à mão, e pelo menos um pouquinho mais saudável do que as festinhas tradicionais.

Beijocas!

12 comentários:

  1. Tudo lindo, natural, saudável, um amor. Parabéns! bjus
    Coisas da Lara

    ResponderExcluir
  2. O q comentar???
    Sem comentários, rs?
    Festa incrível!!!
    Adoro mamães caprichosas q pensam de vdd no futuro dos filhos: em q planeta vai deixar p eles, e em como os deixará educados para o planeta.
    Parabéns Line, sou sua fã!
    Agradeço poder ter participado deste evento primoroso, me envaideceu muito mesmo!
    Espero tb ter conquistado seu carinho e confiança!
    Precisando de mim, é só chamar.

    bjim by Mara Prates

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mara.
      Muito obrigada pelos elogios e eu que agradeço de vc ter participado!
      Bjocas!

      Excluir
  3. Que lindo! Amei! Família linda e abençoada! Vc não é somente uma mãe moderna....mãe dedicada...mãe maravilhosa! Orgulho....de ver sua caminhada...sem palavras! !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Chefinha!!!
      É sempre bom te "ver" por aqui!
      Saudades!!!!
      Bjocas!

      Excluir
  4. Fico lindo uma graça tive ate vontade de fazer uma festa pra mim nesse estilo.

    http://pormarinasantana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ideia literalmemte bem sustentavel.Linda quando quiseres alguma lembrancinha. bonita e barato visiteCANTINHO DAS ARTES E MEIGAS LEMBRANCINHAS

    ResponderExcluir
  6. Line, conheci seu blog hoje e estou encantada! Principalmente porque vc tem um gosto muito parecido com o meu, valoriza uma alimentação saudável e festinhas criativas, feitas com as próprias mãos, que eu acho muito mais carinhoso. Também percebi que tem uma preocupação com a natureza e prioriza a sustentabilidade. Perfeito! Amei! Vou seguir. Bjos

    PS. Se desejar dê um pulinho no meu blog. Postei fotos da festinha de 3 anos da minha filhinha. O tema foi chapéuzinho vermelho e eu fiquei muito feliz com o resultado final. O links para a festinha são: http://coisas-de-mae0.webnode.com/blog/ e http://coisas-de-mae0.webnode.com/diy/artesanatos/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...