Gravidez: 10 semanas

quinta-feira, 26 de setembro de 2013
Olá!
Tudo bem?

Nessa semana ainda sofri com o restinho da gripe da semana passada, que deixou uma congestão nasal que nunca tive na vida, dor de cabeça todos os dias da semana, só não sei se é sinusite ou rinite, pois não estou acostumada com esses "ites". De qualquer forma acho isso muito injusto, afinal, bem na gravidez, onde todos nossos órgãos ficam apertados, e a necessidade de oxigênio é maior...
O sono continua, já não acordo cedo e teve dia que tive que tirar uma soneca à tarde, pois não aguentava mais de tanto sono.
As náuseas continuam, mas já consigo sentir uma leve melhora. 
É muito interessante que coisas que eu adorava estão me enjoando, como o cheiro do tempeiro, do alho fritando, que eu sempre gostei. Antes, uma barra de chocolate grande, geralmente durava apenas 2 dias, no máximo 3, mas agora eu nem faço questão de comprar. Meu marido compra pra ele e eu nem chego perto. Nunca fui muito chegada em doces, agora, menos ainda. Eu também tomava muito leite e agora estou tomando bem menos. O lado bom é que estou comendo muitas frutas! 
Em compensação, não consigo resistir aos salgados, salgadinhos, amendoim, castanhas salgadas e tenho atacado até o vidro de azeitonas! Péssimo que estou me entupindo de sódio, aumentando a retenção de líquidos, e por isso tenho me esforçado para tomar muita água.
Essa semana também comecei a tomar o remédio para compensar o hipotiroidismo, e hoje, depois de reagendado, teria meu primeiro ultrassom, mas acreditam que novamente não rolou? Quando agendei, por telefone, li o nome do exame como a médica escreveu "usg endovaginal", mas não estava escrito que era "obstétrico", aí não consegui fazer porque o obstétrico é feito por outra médica, que não estava no laboratório.

Meu peso: 51,3 kg.



O embrião tornou-se um feto. Tem agora cerca de 3 cm de comprimento, o tamanho de uma ameixa, e é capaz de se mover. A cabeça geralmente tem traços faciais e representa 50% do comprimento fetal.
As orelhas são reconhecíveis, esta localizada na linha da mandíbula, mas subirá à posição final em duas ou três semanas. O pescoço começa a se alongar, ainda está curto, o que força a cabeça contra o tórax e dá ao feto uma aparência enrolada. A língua está desenvolvida. A cartilagem do esqueleto endurece, auxiliada por células trazidas pelo sangue, gradualmente, começa a ossificar.
As pernas são menos desenvolvidas que os braços; surgem as unhas dos dedos dos pés, mas os dedos ainda estão unidos.
Hormônios incitam as gônadas primitivas a se transformar em ovários ou testículos.
Os genitais começam a se diferenciar, mas ainda não é possível predizer o sexo do feto. Os brotos da bexiga crescem e se juntam com o tecido da pelve para formar os rins. A eficiência placentária melhora e sustenta o crescimento fetal.
O intestino do feto força a base do cordão umbilical e penetra nele, para depois retornar ao abdômen entre a 11ª e a 12ª semanas. O sistema respiratório da mulher se adapta para atender as demandas da gravidez.



Fonte:
O livro da gravidez - vol.2 - Ed. Duetto
Fotos: Fabricio Sena (papai moderno)


Festa Infantil: Aviões

quarta-feira, 25 de setembro de 2013
Olá!
A Disney acaba de lançar o seu novo filme "Aviões", e por isso, uma festa com esse tema é atual e tem de tudo para ser muito divertida também, pois as crianças vão amar!
Escolhi algumas imagens que podem te inspirar a preparar uma festa linda, você pode substituir os aviões pelos personagens e usar as cores do filme, mas também pode ser um tema sem personagem, apenas com esse tema que nos leva às alturas!
Os objetos que compõem o tema são fundamentais para dar aquele toque de originalidade e criatividade, representando o tema, como: malas, passaportes, globo terrestre, estrelas, nuvens, cataventos, hélices, quepe do comandante, óculos de aviador... O azul celeste e a transparência que representa o vento é usado para completar o clima, e a criatividade não tem limite, você pode até montar uma pista de decolagem!

http://www.hwtm.com/index.cfm?page=albums/view_album&albumid=9846
http://spaceshipsandlaserbeams.com/blog/2013/01/party-central/plane-themed-boys-first-birthday-party
http://spaceshipsandlaserbeams.com/blog/2012/11/party-central/plane-themed-birthday-party-dessert-table
http://www.karaspartyideas.com/2013/06/aviator-party.html
http://blog.hwtm.com/2012/08/soaring-to-new-heights-back-to-school-event/
http://spaceshipsandlaserbeams.com/blog/2012/06/boy-bash-on-a-budget-challenge/boy-bash-fly-into-summer-plane-dessert-table
http://spaceshipsandlaserbeams.com/blog/2012/06/boy-bash-on-a-budget-challenge/boy-bash-fly-into-summer-plane-dessert-table
http://www.pinterest.com/pin/91409067408551275/
http://www.mysweetandsaucy.com/
http://blackeiffel.blogspot.com.br/2010/02/airplane-party.html
http://www.pinterest.com/pin/197314027394054696/
http://blog.hwtm.com/2012/12/aviator-airplan-fighter-jet-party/
http://sambellinasparty.blogspot.com.br/2011/07/real-parties-little-aeroplane-party.html
http://www.pinterest.com/pin/10625749093721642/
 http://www.karaspartyideas.com/2013/03/airplane-airline-themed-1st-birthday-party.html
http://www.karaspartyideas.com/2013/03/airplane-airline-themed-1st-birthday-party.html
http://wantsandwishesdesign.blogspot.com.br/2013/08/disney-planes-birthday-party.html
http://www.sasakitime.com/2013/08/craft-time-disneys-planes-cupcake.html
 http://blog.amyatlas.com/2012/03/08/how-time-flies-guest-dessert-feature/
http://blog.amyatlas.com/2012/03/08/how-time-flies-guest-dessert-feature/

Espero que o post ajude a preparar uma festa linda!!!
Quer dar essa dica para alguma amiga?! Clique AQUI e compartilhe!


Obs: não vendo nenhum produto para festas.

Bjocas!

Relato de Amamentação Prolongada e Desmame Natural

segunda-feira, 23 de setembro de 2013
Olá!
Hoje vim contar para vocês o meu relato de amamentação prolongada e do desmame natural do Davi.

Confesso que durante a gravidez do Davi o alvo das minhas pesquisas foi em relação ao parto, e não li muita coisa sobre amamentação, sabia apenas o principal, que o ideal era amamentar exclusivamente até os 6 meses, e em livre demanda, ou seja, sem horários pré estabelecidos. Também sabia que sentir dor ao amamentar, apesar de ser comum, não era normal, era sinal que a pega estava errada, e que se corrigisse a pega da mamada, tudo ficaria bem, e por isso prestei atenção em como seria essa pega correta.
Sabia da necessidade de sugar, mesmo quando a fome estava saciada. Tirando isso, acho que não sabia mais nada, mas confiava no meu instinto mamífero, no meu corpo e que qualquer dificuldade seria rapidamente superada, sendo assim, nenhuma mamadeira fez parte do enxoval.

O Davi nasceu no dia 31/12/2009 às 7h35, e em poucos minutos puder comprovar com meus olhos a sua necessidade de sugar, pois mamou de verdade nos primeiros minutos de vida, dormiu tranquilamente, mas também achou um jeito de se acalmar sozinho, chupando seu dedinho. Já nasceu "independente". Engraçado é que não sentiu muita necessidade de chupar os dedos novamente, de certo porque a amamentação foi suficiente para saciar suas necessidades.

O leite desceu no 3º dia, ainda bem que foi justamente no dia da visita pós parto da minha parteira, que me encontrou com os seios empedrados de tanto leite e pode me ajudar e me ensinar como fazer a ordenha manual.

O Davi sugava muito bem, sem preguiça, acho que por isso as mamadas eram bem curtas, raramente durava mais do que 10 minutos, porém, me solicitava várias vezes do dia e da noite. Algumas noites perdia a conta de quantas vezes amamentei, sei lá, umas dez vezes.

Com essa força toda de sucção ainda antes da pega ficar perfeita, é claro, os mamilos começaram a rachar. Fomos acertando a pega, ao mesmo tempo que dava um tempo de amamentar com a mama que estava mais sensível, enquanto cuidava com bepantol.

Logo a pega se acertou, os mamilos saravam e pudemos enfim curtir a melhor parte da amamentação, o apego, o aconchego. Ele ficava tranquilo, protegido e saciado em meu seio, e eu, igualmente, sentia-me satisfeita por conseguir nutrir, saciar e proporcionar tanto conforto à um ser tão dependente de mim como era meu filho naquele momento.

Amamentar meu filho era algo natural, normal, não importava a hora e o local. Recusava-me a "esconder-me" e não me intimidava com os olhares de curiosidade ou reprovação. Aliás, amamentar era praticamente um protesto, porque é simplesmente um absurdo que ainda exista tanto tabu com a amamentação, justamente em meio a uma sociedade de mamíferos.

E assim conseguimos completar o tempo, conforme orientação da Organização Mundial de Saúde, de 6 meses de amamentação exclusiva. Decidi não voltar a trabalhar depois da minha licença maternidade, e o grande motivo dessa decisão, foi por causa da amamentação, pois sabia que se eu voltasse, ele poderia continuar mamando, mas não seria amamentação exclusiva até os seis meses, e a introdução de alimentos teria que ser muito mais rápida também.

Com 6 meses comecei a oferecer papinha de fruta, aliás, melhor especificar que dava fruta amassada (pois já vi receita de papinha com açúcar dada pelo próprio pediatra). Essa introdução foi muito lenta, dei apenas frutas ainda por uns 2 meses, e quando comecei a oferecer papinha salgada, a introdução também foi lenta, respeitando o ritmo do Davi, dando tempo dele se acostumar com cada sabor novo que era oferecido.

Sendo assim, completamos a introdução de alimentos quando ele já tinha 1 ano, e até lá, o leitinho da mamãe continuou sendo seu principal alimento. Quase não comeu papinha, pois tão logo começou a comer, ele já estava preparado para comer a nossa comida. Como já falei AQUI no blog, quando essa fase chegou, sentava ele em meu colo (nunca tive cadeirão), e comíamos no mesmo prato. Ficava com o meu garfo e com a sua colherinha, então ia comendo e dando a mesma comida para ele. Aos poucos ele queria colocar a sua comida na boca, mas antes eu colocava a comida na colher, e aos poucos estava pronto para comer sozinho, então passei a fazer lhe um prato separado.

Bom, lembra daquela falta de vergonha de amamentar em público?! Tudo ficou diferente depois que o Davi fez 1 ano e meio, afinal os olhares não eram de curiosidade, mas de total repugnância, reprovação. Sentia-me muito mal, e não queria estar incomodada, pensando na reprovação dos outros enquanto amamentava, então quando percebi já estava amamentando apenas se estava em algum lugar afastado dos olhares.
Nessa fase, lembro de uma vez estar na área infantil de uma grande livraria, o Davi queria mamar, mas eu o distraí com alguma coisa, e minutos depois, uma menina que devia ter cerca de 6 anos abre a bolsa da sua mãe, pega uma mamadeira. Aquilo foi um "tapa na cara", me senti péssima! Eu tinha vergonha de fazer algo que era certo em público, enquanto aquela mãe não estava nem se importando que a filha de 6 anos mamasse uma mamadeira em público.

Seguimos com a amamentação em livre demanda (menos em público), até os 2 anos e 8 meses, quando o Davi começou a mamar apenas para dormir, isso é, na hora da soneca da tarde, à noite, e de madrugada, e sim, ele ainda acordava durante a noite para mamar, e às vezes mais do que uma vez!

Com 3 anos ele começou a frequentar a escola no período da tarde, mas não abria mão da soneca. Chegávamos às 17 horas em casa, ele pedia para mamar, e dormia até as 19 horas. Depois de um tempo ele deixou de dormir à tarde, e também deixou de acordar de madrugada (graças a Deus), e por isso mamava apenas 1 vez, à noite, antes de dormir.

Então essa única mamada do dia começou a "falhar". Às vezes quando eu saía do banho ele já estava dormindo, às vezes a gente saía à noite e ele já vinha dormindo no carro e continuava dormindo depois que o colocávamos na cama. Algumas vezes ficava 2 dias sem mamar. Uma vez ficou três dias sem mamar. Confesso que no terceiro dia quando saí do banho e vi que ele já havia adormecido fiquei triste... Meu meninininho já era um rapaz! Não precisava mais de mim para adormecer, já era independente, e e logo vai querer morar sozinho (#aloka), por isso fiquei feliz que no dia seguinte ele me pediu para mamar.

Já sabia que ele estava pronto (até mais do que eu), e que se eu desse uma ajudinha ele seria desmamado. Então logo aconteceu novamente dele ficar 2 dias sem mamar, e no terceiro dia, quando ele pediu, eu falei: "Você já é um rapaz... Ontem você não mamou para dormir e nem antes de ontem, acho que você consegue dormir hoje sem mamar também. Vou ficar aqui com você, te fazendo carinho, até você dormir. Não vou dormir antes de você. Eu sei que você vai conseguir!". E ele dormiu até mais rápido do que eu imaginava. 
No outro dia fiz a mesma coisa, e no dia seguinte, nem precisei falar nada. Só fiquei ao seu lado e ele adormeceu.
Ficamos assim por uma semana, ainda em cama compartilhada, e depois desse tempo também começou a dormir em seu quarto, sozinho, sem nenhum problema. Então concluímos já 2 semanas de desmame e 1 semana que dorme em seu quarto.

E assim completamos essa fase, que durou 3 anos 8 meses e alguns dias! Missão cumprida sem traumas, com muita consciência, com muito prazer, amor, satisfação e alegria.



Gravidez: 9 semanas

quinta-feira, 19 de setembro de 2013
Olá!
O post da semana passada fez o maior sucesso, principalmente no meu perfil do facebook e na fanpage do blog, e fico muito feliz que tenha tanta gente me desejando coisas boas, e querendo curtir comigo essa gestação.
Nessa semana não fiquei muito bem, além das náuseas e muito sono, ainda fiquei mais uma vez com tosse, gripada e uma dor de cabeça insuportável. É a segunda gripe da gravidez, minha imunidade não está das melhores, porém nada se compara com a preocupação que tive em evitar uma gripe durante a gravidez do Davi, que foi em 2009, no auge na H1N1.
Para completar, o Davi tem caprichado nas birras, e tem nos enlouquecido!
Meu primeiro ultrassom estava agendado para terça-feira passada, mas me ligaram do laboratório no dia do exame pedindo para reagendar. Então, ainda não ouvi o coraçãozinho do meu bebê pela primeira vez. Isso seria muito decepcionante se fosse a primeira gravidez, mas o jeito é esperar, e aguentar a vontade de ver meu bebê.
Ontem tive nova consulta do pré-natal... Sei que o primeiro ultrassom é o mais preciso quanto à idade gestacional, porém minha médica parece que esqueceu que eu já avisei que terei um parto domiciliar, pois quando falei que não tinha realizado o exame, disse que esse era importante para saber a data do parto. Pois é! Os médicos agora já querem agendar a cesárea logo com o primeiro ultrassom em mãos! Além disso, a médica ainda não fez nenhuma avaliação física para sentir o tamanho do útero, e nunca mediu minha pressão, só me mandou subir na balança: 51,7kg.
Levei todos os outros exames de sangue e urina, e estou com um pouco de hipotiroidismo. Ela me receitou um remédio e disse que terei que tomar até o final da gestação. Já comecei a pesquisar sobre isso... Alguém aqui teve hipotiroidismo na gravidez?!


Fiquei meio séria nas fotos dessa semana, né?!

Com 9 semanas de gestação, em média, o embrião mede 1,8 cm, o tamanho de uma uva, e a cauda desapareceu. É a sua última semana como embrião, pois com 10 semanas já será um feto. Os dedos das mãos se destacam, e os punhos já dobram. O nariz toma forma, a boca e os lábios estão quase prontos, surgem os brotos dentários, e as pálpebras se fundem sobre os olhos, que não voltarão a abrir antes da 26ª semana. 
Ocorre o deslocamento da tireóide da base da língua para o pescoço. Começa a surgir o diafragma, área muscular que separa o tórax do abdômen. A bexiga e a uretra se separam o intestino primitivo. A placenta assume a maior parte da nutrição do embrião, e o saco vitelino perde um pouco da função original e se retrai. A mulher percebe ganho de peso maior, devido principalmente à retenção de fluído e ao aumento do volume sanguíneo. Mais cheias, as mamas podem estar sensíveis.


Fonte:
O livro da gravidez - vol.2 - Ed. Duetto
Fotos: Fabricio Sena (papai moderno)







Gravidez: 8 semanas

quinta-feira, 12 de setembro de 2013
Olá, mamães ou gravidinhas modernas!
Estou começando a registrar minha gravidez, semana a semana, e quero compartilhar com vocês esse registro.
Acompanhe a minha gestação e curta comigo esse momento sublime da vida de toda a mulher!


Com 8 semanas de gestação o embrião tem cerca de 1,4 cm de comprimento, o tamanho de um feijão branco, mas não preenche a cavidade uterina. O saco amniótico contém apenas entre 7 e 8ml de fluído, em comparação com 30 ml por volta da 10ª semana, e 190 ml na 16ª. Os nutrientes do saco vitelino foram exauridos, e, por isso, ele diminui. 
Face, pescoço, olhos, nariz e boca são reconhecíveis, e todos os sistemas de órgãos já se formaram - estão inteiros, embora minúsculos, e sua função bem limitada. A cauda primitiva vai desaparecendo, os membros se alongam e desenvolvem dedos nas mãos e nos pés, com impressões digitais definidas. Cotovelos permitem movimentos dos braços. Três seções principais do cérebro e nervos cranianos e sensoriais se desenvolvem. Completa-se o desenvolvimento do coração, e suas quatro camadas estão batendo, e as válvulas regem a direção da circulação. Os pulmões crescem, e com eles as vias aéreas, em conexão com a garganta.
O útero agora tem o tamanho de uma laranja, permanece dentro da pelve, mas pode pressionar a parte inferior da coluna vertebral, causando dor lombar. A cintura da futura mãe está mais larga, e as mamas maiores, mas a gravidez ainda não é perceptível em muitos casos.


Meu peso: 51,5kg
Sentindo náuseas e muito sono!


Fonte:
O livro da gravidez - vol.2 - Ed. Duetto
Fotos: Fabricio Sena (papai moderno)




    


Expectativas com o segundo filho

quarta-feira, 11 de setembro de 2013
A segunda gestação, com certeza, é muito diferente da primeira. Não estou falando só dos sintomas que podem ser diferentes, mas pelo menos no meu caso, o que mais percebo é a falta de "expectativas".
Na primeira gestação é tudo novidade, e embora eu seja uma pessoa tranquila, não tem como não ficar ansiosa por todos os detalhes, como o sexo do bebê, a compra dos móveis, a preparação do chá de fraldas, lembrancinhas, parto. Enfim, são tantas coisas para se preocupar, que mal dá para curtir a gravidez. 

Outro dia minha sobrinha me perguntou: "E aí, quais as expectativas?", e eu simplesmente não consegui entender o que ela estava querendo dizer com essa pergunta, e teve que explicar que estava falando sobre essas coisas que as grávidas se preocupam.

Respondi que eu estava em outro nível, então ela completou dizendo que eu não tinha expectativas, tinha realidade. É mais ou menos isso... 

Na gravidez do Davi, eu queria tanto saber o sexo que só não fiz o exame de sexagem fetal porque é muito caro, mas se fosse mais barato eu teria feito para ter certeza se era menino ou menina, antes mesmo que o médico descobrisse pelo ultrassom. Dessa vez estou bem mais tranquila em relação a isso, não vou negar que tenho sim uma preferência, mas jamais faria um exame de sexagem fetal, afinal, isso não vai mudar o sexo do bebê mesmo, e eu sei que vou amá-lo demais, seja lá o que for. Vejo muitas vantagens se for menino e tantas outras se for menina. Então, tanto faz!

Na gravidez do Davi me preocupei com os móveis, dividimos o pagamento mas compramos tudo, armário, cômoda, berço e poltrona. No final das contas, o Davi nunca usou o berço, e atualmente serve apenas para eu jogar a roupa quando tiro do varal. Como ele sempre dormiu em nossa cama, também nunca usei a poltrona. Por isso não tenho com o que me preocupar, já temos armário e cômoda e sei que meu bebê também dormirá na cama conosco. Aliás, penso em vender o berço para sobrar mais espaço no quarto para eles brincarem.

Enfim, outros detalhes, são apenas detalhes mesmo, minha única expectativa é que o parto seja tão perfeito como foi o parto do Davi, e que da mesma forma não precise de transferência para o hospital. Mas também há diferença nesse sentido, pois na primeira gestação não temos idéia do que é o parto, e estou adorando o sentimento de saber o que esperar, de saber que no final da gravidez, o que muito provável acontecerá, e meu bebê será recebido depois de um parto lindo, respeitoso, e humanizado, em minha casa, com meu marido me acompanhando em todo o trabalho de parto e o Davi por perto.

Estou adorando essa gravidez com menos preocupação, e menos ansiedade. Tem coisa melhor?!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...