Tampão Mucoso

quarta-feira, 21 de agosto de 2013
Vou começar esse post contando um fato que aconteceu com a minha cunhada...
Ela teve um pequeno "sangramento" já no final da gravidez, e como ela não sabia do que se tratava, mesmo se sentindo bem, resolveu ir para o hospital (Santa Joana). 
Estava tão bem que nem levou a mala da maternidade, mas quando chegou no hospital já ligaram para o seu médico (que não lembro o nome, mas tanto faz, já que são praticamente todos iguais nesse hospital), e é claro, fizeram a cesárea. Depois, conversando com ela, explicando sobre o tampão mucoso, dando as características, ela falou que era assim mesmo o corrimento/sangramento que ela teve.

Bom, para não cair nessa mesma armadilha, por falta de conhecimento, vamos aprender direitinho o que é o tampão mucoso. Assim não precisará se assustar, nem ir para o hospital antes do tempo.

Alguns acontecimentos nos dão sinal que o trabalho de parto se aproxima. O início das contrações, o rompimento da bolsa e a saída do tampão mucoso, mas nenhum desses sinais justificam, separadamente, que você tenha que ir ao hospital. Por exemplo, o tampão mucoso pode sair até 15 dias antes do início do trabalho de parto.

Afinal, o que é tampão mucoso?
Também chamado de "rolha de Schroeder", o tampão mucoso é uma secreção gelatinosa, espessa e opaca, produzida pelo tecido que reveste o colo do útero, vedando o canal, com objetivo de proteger o feto no ambiente intra-uterino contra bactérias e infecções, garantindo o desenvolvimento do bebê.


A saída do tampão mucoso significa apenas que seu colo do útero começou a se modificar, amadurecer com as contrações, afinando e/ou dilatando.

O aspecto do tampão mucoso também é bem variável. É como um corrimento mais grosso, um catarro, mas pode ser em pouca ou em muita quantidade, é opaco esbranquiçado, e até mesmo com coloração rosa, marrom ou vermelha, com sangue ou sem sangue. Também pode sair tudo de uma vez ou ficar saindo por alguns dias.
(você pode ver algumas fotos no Google, pois só não coloquei nenhuma imagem aqui porque não é algo tão bonito de se ver).

O importante é que você saiba identificar e saiba que a saída do tampão mucoso não é motivo para se preocupar, é apenas um sinal que o momento mais aguardado (dos últimos meses, ou da sua vida) está chegando! 

Na minha gravidez eu me perguntava qual sinal apareceria primeiro, imaginava se eu estaria em casa ou em algum outro lugar e a bolsa romperia (como nas novelas), mas isso não aconteceu. A bolsa só estourou depois do início do trabalho de parto, assim como o tampão que não saiu nem um dia antes. Meu trabalho de parto começou com as contrações já regulares e ainda nem tinha dilatação.

Obs: É importante saber que se houver sangramento, mas não for com essas características, com aparência de corrimento/catarro, é importante que você seja examinada, pois o descolamento prematuro da placenta causa sangramento e é motivo de uma cirurgia cesariana de emergência.

17 comentários:

  1. O meu começou a sair 10 dias antes. Fui perdendo ele em parcelas. kkk! Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Você não vai acreditar! Na gravidez de Caio, meu tampão saiu, achei que esse fosse o início do TP, avisei a minha GO, ela me mandou pro hospital e entrei na faca! Simples assim. Hoje eu sei que a saída do tampão não significa necessariamente a chegada imediata do bebê.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já dão graças a Deus que tem o tampão, aproveitam pra nem falar nada e assim nem precisam inventar uma desculpa para a gestante ir ao hospital. No caso da minha cunhada ainda conseguiram piorar a situação. Levaram minha sobrinha pra UTI Neonatal por causa de icterícia. Minha cunhada ja desesperada porque ja botaram o terror e só a palavra UTI ja assusta, né?! Minha sobrinha ficou afastada dela a maior parte do tempo por causa disso. Estava com medo de receber alta e sua filha não. Aí uma enfermeira, vendo a preocupação da minha cunhada falou pra ela ficar tranquila, que a menina dela estava bem, que a levaram para a UTI só para o hospital ganhar mais dinheiro do convênio. Absurdo!!!

      Excluir
    2. eu estou de seis pra sete meses, e acho que o tampão começou a sair.. sera que posso entrar em trabalho de parto antes do tempo???

      Excluir
    3. Não....pois do meu primeiro filho saiu eu estava com 7 meses e meu filho veio nascer com 39 semanas e 3 dias.

      Excluir
    4. Saiu com sangue o seu deiselane

      Excluir
  3. Oiii

    Comecei a perder o meu e já pesquisei sobre ele antes de correr pro hospital. Muito esclarecedor esse blog.

    Só me ficaram três dúvidas:
    1- Eu tive cólicas também, não insuportáveis mas significativas, sim. Tive algumas contrações que já passaram e não voltaram com a mesma frequencia ou intensidade.
    Isso não acontece com a perda do tampão, ou acontece, faz parte??? Por que fiquei com medo da placenta previa, mas acredito que não seja porque não tive um sangramento exatamente, apenas o muco com sangue coagulado no primeiro dia e depois só o muco amarelado, mesmo. Então, a perda do tampão traz dores e contrações???


    2 - Se o tampão serve de proteção contra infecções, estamos portanto mais sucetíveis à infecção com o início da perda dele?

    3 - E relações sexuais podem acontecer mesmo com a perda do tampão? Fico na dúvida porque acredito que relações facilitam infecções bem como estimulam o parto com as contrações do orgasmo, não é?!


    Obrigadaaa!!

    ResponderExcluir
  4. Hoje aconteceu isso comigo. Fiquei pensando exatamente nas coisas da colega acima,

    ResponderExcluir
  5. Bom estou com 38 semanas , e ja faz alguns dias que perdi o tampao.. e nao fui ao hospital .. e hoje comecei com as dorsinhas que vem das costas pra frente na barriga .. mas so fica nisso , as dores nal aumentam assim como foi na minha primeira gravidez .. fiquei horas no soro sem dor e sem dilataçao .. ai fui para a cesarea .. isso significa que meu segundo bebe vem de cesarea tambem ? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cacau,

      Parabéns! Está chegando a hora de conhecer seu bebê!
      O tampão pode sair bem antes do parto, e as dores são pródromos, e também pode durar dias... Isso só significa que agora tem que ter paciência e esperar. Só acaba em cesárea se não tiver paciência para esperar. Muita calma nessa hora, tente descansar para estar bem disposta para o trabalho de parto. Se não tiver uma equipe humanizada, aconselho a ficar em casa o máximo de tempo possivel, de preferencia com contrações regulares a cada 5m. Que Deus abençoe! Bjocas!

      Excluir
  6. HOje fiz 40 semanas e 1 dias e não para de sair tipo um catarro amarronzado e quando faço xixi sai tipo o xixi com sangue, porem não sinto dores a ponto de sair correndo para a maternidade.. o que devo fazer ? Vou de qualquer forma pra maternidade ou espero mais um dia até aparecer as contrações ?

    ResponderExcluir
  7. Oi meninas estou com 24 semanas, tenho o colo do útero curto e estou fazendo repouso a duas semanas. Ontem e hoje saiu um pedacinho muito pequeno com essas características....não sinto nenhum tipo de dor. Será que devo ir para o hospital?

    ResponderExcluir
  8. Oi,hoje meu tampao saiu e sinto muitas dores na lombar o que devo fazer?será q ja estou em tp?

    ResponderExcluir
  9. Eu estou com meu corpo estranho nao sei explicar

    ResponderExcluir
  10. Meninas o tampão necessariamente tem que vir com sinal de sangue ???????
    Pois estão vindo pra mim o gelzinho meio amarelado e transparente, mais não desceu nenhum sinal de sangue .. será que é o tampão ?

    ResponderExcluir
  11. Não necessariamente, pode ser transparente, amarelado, cm sangue

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...