Passeio: Festa da Cerejeira no Parque do Carmo

terça-feira, 6 de agosto de 2013
Desde que assisti aos filmes "O Último Samurai" e "Memórias de uma Gueixa" comecei a admirar as flores da cerejeira, "sakura", em japonês, e isso foi durante o curto período que pratiquei uma arte marcial, o jiu-jitsu.
Naquela época eu fiquei sabendo que havia uma festa da cerejeira todos os anos no Parque do Carmo, aqui em São Paulo, porém nunca deu certo de ir. Nesse ano consegui realizar esse sonho, de ver as cerejeiras em flor.
A florada da cerejeira dura poucos dias, por isso suas flores representam a fragilidade da vida, trazendo a lição de que uma vida curta tem que ser bem aproveitada, com sabedoria. A flor logo é levada pelo vento, e isso significa que nossa vida pode se acabar assim, de repente. Por causa dessa simbologia, a sakura era muito admirada pelos samurais, que como guerreiros, tinham maior consciência que suas vidas poderiam se findar a qualquer momento. Eu acho incrível que uma flor tão pequena e delicada seja símbolo de um guerreiro!
No Japão há cerca de 300 espécies de cerejeiras, que florescem no final do inverno e começo da primavera. Como a florada dura no máximo uns quinze dias, há o costume de fazer o "hanami", que nada mais é que contemplar a beleza das flores, e isso consiste basicamente em realizar festas ao ar livre sob as cerejeiras. As festas durante no período da noite chamam-se "yozakura" e colocam lanternas nos galhos das árvores. Olha como fica lindo!!! 


Bom, como falei, esse ano consegui ir à Festa da Cerejeira no Parque do Carmo. A festa foi no sábado e domingo, com muita comida típica, apresentações de danças folcóricas, tambores, cosplay, etc. Fui no domingo, na hora do almoço, e acabei ficando por pouco tempo, pois estava lotado, e desanimamos pra enfrentar a multidão nas barracas de comidas típicas (ou não típicas, pois tinha até tapioca), por isso fomos logo embora, para comer alguma coisa em outro lugar. Dessa vez deu pra fazer só o hanami mesmo, só contemplar as flores, e fotografar, é claro!


No ano que vem nossa presença está confirmada! Mas dessa vez iremos no sábado de manhã para fazermos um piquenique sob as cerejeiras! Com certeza o Davi vai amar! =) 
#ficadica!

Bjocas!



11 comentários:

  1. Ameeeeeeeeeeeeei! Ano q vem vou junto , rsrs

    ResponderExcluir
  2. Lineeeeeeeeeee que lindo!!!!! Eu sonho em ir todo ano, mas é tão longe daki..... parabéns, amei as fotos! E o DAvi tá lindo! bjus Coisas da Lara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andrea,
      Eu também tinha esse sonho, e vale muito a pena a distância! Tenho certeza que vc adoraria, e a Lara também!
      Obrigada.

      Bjocas!

      Excluir
  3. Poxa...também quero ir...já estive nesse parque, mas ñ na época da festa ...já anotei na agenda^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josele,
      Vale muito a pena, se não conseguir ir na festa, pelo menos ir uns dias antes ou depois para ver as cerejeiras em flor.
      Bjos.

      Excluir
  4. Lindas fotos, lugar maravilhoso.
    Amei o blog, muito lindo mesmo. Parabéns, vou sempre estar aqui (:

    http://ontendency.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Line, eu amo Cerejeiras!!!
    Engraçado que, também no sábado fiz um passeio com meus filhos à um Clube aqui da cidade e tirei umas fotos embaixo de uma. Ficam lindas neh??
    Adorei o post.

    Ahh, te indiquei para uma Tag no meu blog.
    Se quiser participar ficarei muito agradecida.
    Bjs

    http://minhavidaintensa.blogspot.com.br/2013/08/tag-complete-frase.html#.UgTPENI3vcA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carlah!
      Ficam muito lindas mesmo!

      Obrigada pela indicação... Adorei suas respostas.
      Bjocas!

      Excluir
  6. Rss ....Segue uma tradição japonesa ....Diz a lenda que aquele que comer ou beber sake embaixo do Sakura, , e uma flor de Sakura cair dentro do copo, essa pessoa terá sorte e felicidade na vida... Vinte sakuras da minha vida fiquei com o copo esperando e nada..rssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Frank.
      Vc por aqui visitando meu humilde bloguinho?!! =)
      Tem que ser esperto e ir nos ultimos dias, qdo as sakuras estão todas caindo. rsrs

      Bj.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...