Teoria da Extero-Gestação

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Você sabia que os humanos são mais vulneráveis ao nascer, em comparação com outros mamíferos?
Os bebês humanos exigem grandes cuidados dos pais. No que se refere ao desenvolvimento motor, químico e cerebral, a criança só atinge aos 9 meses os mesmos níveis apresentados por seus primos primatas ao nascer.
Os bebês têm cabeça proporcionalmente gigantesca. O cérebro do recém-nascido já tem um quarto do tamanho do de um adulto, perfazendo cerca de 10% do peso corporal. No adulto, o cérebro representa apenas cerca de 2% do peso.
O cérebro humano tão desenvolvido entra em conflito com a pelve, que é curta, sendo o canal do parto curvo e estreito.
Por isso, todos nós nascemos "pré-maturos", com cérebros não totalmente desenvolvidos. Por não termos aparato neurológico é que não nascemos e já andamos como muitos outros mamíferos. No entanto, o cérebro humano é o que se desenvolve com mais rapidez depois do nascimento até os 12 meses.

A gestação é dividida em 3 trimestres, mas segundo a teoria, chamamos de quarto trimestre da gestação, os três primeiros meses do bebê, que de tão imaturo  seria benéfico a ele voltar ao útero sempre que a vida aqui fora estivesse difícil.

Mas como não somos cangurus, é preciso compreender o que o bebê tinha à sua disposição antes do nascimento, para saber como reproduzir as condições intrauterinas. A reprodução das condições do ambiente uterino leva a uma resposta neurológica profunda "o reflexo calmante", e pode relaxar um bebê no meio de uma crise de choro.

O Dr. Karp desenvolveu 5 métodos para acalmar um bebê até 3 meses de idade, que são extremamente eficazes SOMENTE quando executados corretamente. 

1- Pacotinho, casulo, charuto... Bebês podem ser embrulhados assim que nascem. Apertadinhos, de forma que não mexam os braços. Eles se sentem confortáveis, "de volta ao útero".
2 - Posição de ladoQuanto mais nervoso seu bebê estiver, pior ele fica quando colocado sobre as costas. Segurar o bebê de lado ou com a barriga tocando os braços do adulto ajuda a acalmá-lo. Carregar o bebê num sling, com a coluna curvada, encolhidinho e virado de lado, tem o mesmo efeito. 
3- Shhhhh Shhhhh... Chiado. Para bebês novinhos, "shhh" é o som do silêncio. Ele estava acostumado a ouvir tal som 24 horas por dia, tão alto quanto um aspirador de pó.
4- Balanço. O balanço imita o movimento que o bebê sentia no útero materno e ativa as sensações de "movimento" dentro dos ouvidos, que por sua vez ativam o reflexo de acalmar. 
5- Sucção.  A amamentação em livre demanda também é recomendada para suprir a necessidade de sucção não-nutritiva. Alguns especialistas orientam às mães a darem chupetas para isso, mas ainda que a chupeta seja oferecida ao bebê, não deve ser introduzida nas 6 primeiras semanas de vida, quando a amamentação ainda está sendo estabelecida.

Assista a esses vídeos com Dr. Karp ensinando o método, pois é tudo o que você precisa  para conseguir acalmar seu bebê.





Fontes de pesquisa:
- O livro da gravidez -Vol I - Editora Duetto


4 comentários:

  1. Muito legal esse post!! é incrível como os bebês acalmaram !

    ResponderExcluir
  2. Vanessa,
    É incrível mesmo, parece que apertou um botãozinho e desligou. rsrs

    ResponderExcluir
  3. tentei fazer isso uma vez.... foi mais ou menos.....

    ResponderExcluir
  4. Caramba eu faço isso com minha filha e fazia com a outra hj com 7 anos...sem nunca ter nem ouvido falar desse medico e desse metodo...sera tbm q eu desenvolvi o metodo???brincadeira...mas sinceramente isso existe desde a epoca da minha avó...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...