15 boas razões para NÃO dar chupeta ou mamadeira

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012


Eu já falei sobre esse assunto aqui no blog, mas achei esse texto perfeito e não pude deixar de compartilhar com vocês!

"Essa lista pode ser considerada uma via de regra para qualquer bebê...

A lista serve para chupetas ortodônticas, para chupetas do Ursinho Pooh, para chupetas flex, para chupeta hiflex para chupetas rox, para chupetas que soltam luzes, para chupetas que acendem no escuro, para chupetas que fazem barulho, para chupetas que giram e também servem para chupetas normais.

Diz-se que a chupeta ajuda a prevenir a Síndrome da Morte Súbita infantil. Mas esses estudos são poucos, ruins, com pouca relevância científica e bastante discutíveis.

Segue:
1 - A chupeta causa má respiração. Favorece a respiração bucal e dificulta a respiração nasal; Ela ensina o bebê a respirar errado e isso traz distúrbios a curto, médio e longo prazos.

2 - Prejudicando a respiração nasal e favorecendo a respiração oral, o sono é prejudicado. Fica mais agitado e menos profundo - incluindo alteração de postura, ronco e outros distúrbios que se apresentam.

3 - A arcada dentária fica severamente prejudicada. Compromete, além da apresentação estética dos dentinhos, a mordida - que poderá ficar mais aberta ou também "cruzada". 

4 - Se prejudica a arcada e a mordida, o mastigar e engolir também ficam prejudicados. Isso também trará uma má educação alimentar.

4 - Pela alteração na arcada, a fala fica comprometida. 

5 - Devido a essa alteração na dentição e devido ao uso incorreto da musculatura facial, um crescimento ósseo desarmonioso é estimulado e isso causa modificações faciais.

6 - A chupeta causa flacidez da bochecha, dos lábios, da língua e da musculatura da face. O bebê tende a ficar mais tempo com a boca aberta e exposta. 

7 - A chupeta favorece o desmame precoce pois altera o posicionamento da boca em relação ao seio, uma vez que a troca de bicos cause confusão. Um bebê que recuse o peito está mais exposto a doenças do trato respiratório, a alergias e a várias outras doenças. 

8 - A chupeta favorece o desmame precoce pois altera os efeitos do reflexo, distribuindo força maior ou menor na sucção, causando eventuais vômitos e engasgos para o bebê, ou, no caso mais comum de sucção enfraquecida, alimentação insuficiente. (A mãe também pode desenvolver dor ao amamentar, o que também contribui para o desmame).



9 - A chupeta causa, além do comprometimento da fala já citado, o atraso no desenvolvimento da fala. Ao invés de expressar-se para ser ouvida e para aprender a se comunicar, lá está a criança com a boca "tampada".

10 - A chupeta é um instrumento que acalma os pais, não o bebê. Ela serve para satisfazer a necessidade de silêncio dos adultos e não resolve a angústia do choro da criança. Em outras palavras: Ela não é facilitadora do vínculo afetivo e prejudica a interação e o (re)conhecimento da família diante das necessidades do bebê. 

11 - Durante o primeiro ano de vida, o bebê passa por uma fase de desenvolvimento que a psicanálise denomina "fase oral". Durante esse período, os bebês experimentam o mundo. Texturas, sabores, formatos. A amamentação é a fonte de satisfação de um bebê. Ele nasce com o reflexo de sucção e aprende que é pela boca que pode obter satisfação. Então ele passa a experimentar objetos, formas, pele, partes do próprio corpo. Um bebê que use chupeta é privado de boa parte dessa fase de descobertas. Bebês com frustrações na fase oral têm maiores chances de desenvolver hábitos nocivos no futuro, como o de mascar chicletes, chupar dedo, comer exageradamente e fumar.

12 - A chupeta é uma grande fonte de fungos e bactérias. Favorece cáries precoces e expõe o bebê a doenças. 

13 - A chupeta pode provocar irreversíveis alterações no céu da boca.

14 - A chupeta causa dependência física e psicológica.

15 - Usar chupeta é feio. E quase tudo isso que você leu nessa lista serve TAMBÉM para o uso de mamadeiras.



Obs:
1 - Não é aconselhado uma retirada bruta. Inclusive da chupeta. Tudo tem que ser sempre gradual. 
2 - Efeitos expostos na lista são agravados com o uso de "cheirinhos" e "paninhos" pendurados.

Texto: Mah Araújo

É aqui que eu assino?

23 comentários:

  1. concrodo com vc querida ..faz muito mal mesmo
    bjokas

    ResponderExcluir
  2. Caramba... sempre soube que chupeta e mamadeira não são recomendaveis, sabia do estrago na aparecia, só não asbia que fazia esse etrago piscicologico... Cheguei a compra chupeta pra meu baby por incentivo da minha mãe, "que por certo não sabe sobre esses estragos", mas meu garoto não se quis e eu não insisti. E quanto a mamadeira... Ele não quis também mais eu insisti e ele pegou, bem, mas vou tirar logo, logo!

    ResponderExcluir
  3. Daiana, eu também cheguei a comprar uma e ainda ganhei outra.
    Mas depois que pesquisei sobre o assunto, nem cheguei a tirar da embalagem.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Oi line tudo bem? Gosto muito das sua matérias. Olha o meu filhote usa a tal chupeta, rsrs. Assim como eu usei tbm.
    Porém acho que pra tudo na vida é preciso um certo equilibrio, de fato concordo com os prejuizos da chupeta.Mas e aquelas crianças que por sua escolha decidem não as usar e escolhem o "dedo" para chupar. Não é tão ruim ou pior,quanto?
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Daniella.
    Eu também chupei chupeta quando criança.
    Você tem razão, o equilíbrio é tudo nessa vida!
    Tanto os prejuízos com a chupeta como chupar o dedo são os mesmos.
    Principalmente se a mãe forçar a criança a chupar o dedo, é a mesma coisa que a chupeta.
    Mas, se a criança NATURALMENTE escolhe chupar o dedo, há uma grande diferença.
    Eu falei um pouco sobre essa diferença nessa postagem:
    http://mamae-moderna.blogspot.com/2010/02/blog-post.html

    Escrevi assim:
    "A sucção digital (do dedo) NÃO é menos prejudicial para a criança, mas é uma ação natural, e está facilmente ao seu alcance, ela mesma é capaz de se conter, de se acalmar, sem ajuda externa. Desde que chupar o dedo não consuma uma parte excessiva da vida do bebê, nem se torne uma maneira de fugir de todo tipo de pressão, os pais não devem se preocupar. Mas se o dedo é um recurso próprio e natural da criança, por que não deixá-la tentar resolver suas próprias angústias?
    Muitas vezes a criança está chorando por outro motivo qualquer, por querer carinho, ou estar com fome, frio ou sujo, não apenas por precisar sugar, mas o hábito é instalado indiscriminadamente. Chorou?! Dá-lhe a chupeta!
    O principal argumento para a preferência à chupeta é a facilidade de tirar o hábito. Será?! Dificilmente uma criança ativa chupa o dedo, pois este comportamento atrapalha as suas brincadeiras, para tirar o hábito de sugar o dedo, basta distraí-la para outra atividade que tenha que fazer uso das mãos."

    Obrigada pelo comentário!
    Bjocas!

    ResponderExcluir
  7. Concordo plenamente: Nada de chupeta.
    Nunca dei chupeta nem mamadeira para a minha filha.
    Acho um absurdo ver bebês recém nascidos com uma baita chupetona na boca. Já vi uma mãe sair da maternidade com seu bebê de chupeta. É mole?
    Acredito que o principal motivo que algumas mães dão chupeta aos seus bebês tem a ver com o item 10 da sua lista: "Satisfazer a necessidade de silêncio dos adultos e não resolve a angústia do choro da criança".
    Bjs. Vanessa
    http://vanessa-mamaecoruja.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Meu bebê pode até se livrar da chupeta, mas da mamadeira ainda não! Está com colite alérgica (uma alergia a proteína do leite da vaca) e toma um leite especial (Pregomin). Não tenho leite no seio que o sacie e ele fica extremamente irritado por isso.
    Há alguns dias estou tentando lhe tirar o hábito da chupeta. Há noites que dorme sem ela e procuro acalmá-lo no lugar de lhe tapar a boca com a chupeta para o sossego dos adultos!

    ResponderExcluir
  9. Vanessa,
    Não acho tão absurdo um recém-nascido chupar chupeta, pois na maioria das vezes é falta de conhecimento da mãe de todos esses motivos, ou alguém da família que acabou incentivando.
    O que acho mais absurdo é ver criança de 3, 4, 5 anos chupando chupeta, pois aí não tem mãe que não perceba a dependência psicológica que a criança desenvolveu. Não é mesmo?!

    Bjocas!
    Obrigada pelo comentário!

    ResponderExcluir
  10. Genilda,

    O Davi também teve suspeita de colite alérgica, teve diarreia com sangramento, mas graças a Deus foi só uma bactéria.
    Bom, não sou expert no assunto, mas raciocinei assim: se o bebê tem necessidade de sugar, mas não tem o seio materno, é normal ele querer a chupeta. Então se o seu leite não é suficiente para ele, a ponto de precisar dar o leite especial, é normal que seu seio também não supra a necessidade de sucção. O ideal seria tentar aumentar a sua produção de leite, tomando muuuuuuito líquido, sei lá.
    Super recomendo que você fale sobre esse assunto na comunidade "Grupo Virtual de Amamentação" no orkut! As meninas de lá são ótimas!
    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=52101

    Super beijo para você e para o seu filhote!
    Obrigada pelo comentário.

    ResponderExcluir
  11. Pois é...todo mundo sabe dos prejuízos, mas parece que dá um branco danado e a gente acaba dando a chupeta...me arrependo muito, mas agora já fiz e estamos iniciando a retirada dela de cena...com cuidado, devagar...mas vamos conseguir!

    ResponderExcluir
  12. Ótimo post, parabéns!
    Aqui em casa minha mãe não deu chupeta pra minha irmãzinha e confesso que não fez falta nenhuma.

    bjs

    http://noostillo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Muito lúcidas essas considerações. O Dr. José Martins Filho sempre está alertando as mães sobre os problemas da respiração bucal.
    Eu não dei chupeta às minhas filhas. Meu marido usou quando pequeno, e de fato, teve e tem problemas respiratórios, problemas na arcada dentária, e outros.

    Texto valioso. Parabéns!

    ResponderExcluir
  14. Todos os filhos que tenho usaram chupetas rss... Acho que com moderação não faz mal. Os maiores (hoje adolescentes) usaram até no máximo 2 anos e somente na hora de dormir. Durante o dia ou acordados a chupeta ficava guardada. Talvez por isso nenhum dos dois apresentam problemas na dentição, são donos de sorrisos lindos, dentes perfeitos. Acho que o que prejudica muito é deixar a criança 24h de chupeta e por mais de 2 anos seguidos...
    Arthur também usa chupeta apenas para dormir e em breve vou começar a tirar a danada rss...

    Beijosss

    Flavi

    ResponderExcluir
  15. Não tenho filhos , mas quando criança usei por um bom tempo a chupeta. Resultado , na fase adulta , 3 anos de aparelho fixo para arrumar o estrago...

    ResponderExcluir
  16. Ah , não culpo minha mãe por isso , porque na época provavelmente nem era falado muito sobre os problemas que a chupeta poderia causar ( a 30 anos atrás)

    ResponderExcluir
  17. Nossa.. adorei o post!!!..não tenho filhos ( e mesmo assim leio seu blog sempre...) to aprendendo bastante.. quando tiver o meu.. muitos erros não vou cometer .. eu espero.. e sobre esse post.. concordo plenamente com tudo isso.. aprendi com a minha mãe e meu pai que nunca deixaram eu e minha irmã chupar chupeta, tanto que nem a mamadeira a gente chegou a "pegar" por isso... bom é isso!! bjuuu.. e... adoro as fotos que vc faz do Davi, super espontâneas e lindas!!

    ResponderExcluir
  18. Line
    Arrasou!!! Tenho uma filha que nunca chupou chupeta, e tomou umas 4 mamadeiras na vida... claro que cada criança é cada criança, mas assino embaixo do seu post!
    Beijos e parabéns pelo maravilhoso cantinho!

    www.nutricionistainfantil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Obrigada a todas pelos comentários!

    Karine,
    O Davi também nunca chupou chupeta e tomou mamadeira apenas 1 vez, num dia que ficou sozinho com o pai, e mesmo assim, tomou leite materno nela. Não é fácil, mas o trabalho vale a pena.
    Bjocas!

    ResponderExcluir
  20. Eu não daria a chupeta nem mamadeira mais também tem a questão em que você faz de tudo e o bebê não se acalma nem toda mãe pode ficar o tempo todo com o bebê pra tentar acalma-lo ai recorre a chupeta!
    E também ja vi crianças que nunca colocaram uma chupeta na boca e nem dedo e desenvolve problemas na dentição e na fala ja outros usaram chupeta por um período de pelo menos até quase um ano de idade e não tiveram problemas com a dentição nem com a fala, as que conheço e usaram chupetas não tiveram nenhum desses problemas citados no post...
    Então realmente pode culpar a chupeta pelo fato do bebê ter ou não problemas na dentição ou na fala ou algum desses problemas ai citados?
    Aguardo respostas obrigada!

    ResponderExcluir
  21. Gracas a Deus minha filha não usou chupeta,nem mamadeira!ela tem cinco anos.

    ResponderExcluir
  22. Gracas a Deus minha filha não usou chupeta,nem mamadeira!ela tem cinco anos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...