Amamentação

segunda-feira, 13 de junho de 2011
Oba! Hoje temos visita!
Karine, que é Nutricionista, é a nossa convidada especial, e nos falará sobre Amamentação!


Pode entrar, Karine!

A amamentação é a forma natural de alimentação do bebê nos seus primeiros meses (anos) de vida. Já é lugar-comum discutirmos sobre suas vantagens nutricionais, comentando que ele é o alimento mais completo e rico que seu bebê irá consumir em toda a sua vida. Isso mesmo!  O leite materno é o melhor alimento que conhecemos, rico em nutrientes, vitaminas e minerais na proporção ideal que seu bebê precisa e, além disso, vem de brinde uma série de agentes protetores (agentes imunológicos) que protegem seu filho de uma série de agentes patogênicos, que causam as doenças.

E o alimento é tão rico e ideal, que cada mãe tem um leite com uma composição diferente, especial para o seu bebê. Inclusive, cada momento da mamada tem uma composição diferente!

As vantagens não param por aí: é seguro (livre de contaminação), barato (de graça!), não produz lixo (latas, bicos, mamadeiras, bom para o meio ambiente) e fácil de usar. As mamadeiras estão prontas a qualquer momento do dia! Para a mamãe que amamenta, os benefícios passam de prevenir doenças como câncer de mama ao emagrecimento, a amamentação contrai o útero que estava do tamanho do seu bebê a aproximadamente o tamanho do seu punho fechado, e pasmem, gasta em média, por dia, as mesmas calorias que você gastaria correndo em uma esteira por 50 minutos!

Fora que o bebê cresce mais seguro e mais feliz. Existem centenas de estudos que indicam que protege a criança de doenças no futuro, incluindo obesidade. Posso afirmar, com certeza, que 95% das crianças obesinhas que passam em meu consultório não foram amamentadas pelo período correto.

Mas amamentar, por mais que seja natural, não é instintivo. E saber isso pode fazer a diferença entre amamentar ou não amamentar. Tem um monte de mãe super animada com a idéia, e na hora, não consegue. Estresse, falta de apoio e principalmente, falta de orientação. Podem acontecer rachaduras no bico do seio, machucar, doer. Mas tem como se prevenir ou curar estes machucados.

Existem hospitais que te preparam no pós-operatório para a amamentação, outros não. Existem profissionais dentro do mesmo hospital que estão preparados a ajudar, e outros não.  Tem mães que tem a sorte do bebê encaixar direitinho quando vêm da mão da enfermeira, outras não. Você, como mãe, tem que pedir ajuda. Se não for no hospital, seja na primeira consulta com o pediatra ou o nutricionista que lhe acompanhou na gravidez. Você tem que saber se a posição do bebê está correta, se a pega está correta, se você amamenta da forma certa, e só dá pra avaliar, se você amamentar em frente ao profissional. A maioria dos problemas relacionados à amamentação são corrigidos através de uma simples posição do bebê.

Por isso mamãe, tire a leoa de dentro de você e pergunte, pergunte, pergunte. Disso vai depender se você vai entrar nesta maravilhosa jornada que é a amamentação, tranqüila, sem problemas ou dor, só sentindo a maravilhosa sensação que é alimentar seu filho com o melhor alimento do mundo: leite materno com carinho, proximidade e afeto adicionado!

Karine Nunes Costa Durães
CRN 19.559

Mãe e Nutricionista
Pós Graduada em Nutrição Clínica em Pediatria
pelo Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicida da USP
Membro do Comitê Técnico Científico da Associação Paulista de Nutrição

Veja muito mais em seu Blog:

6 comentários:

  1. Obrigada pela oportunidade Line!
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Karine gostei muito do texto, das informações e das dicas, principalmente da parte das calorias perdidas! Equivalente a correr na esteira por 50 minutos! Que possamos ajudar outras pessoas com estas informações também. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Line e Karine!
    minha mãe amou e correu no blog da Karine, estamos seguido e assinou o Feed para receber mais informações. Tenho uma irmã de 5 anos, que foi amamentada até 1 ano e 3 meses.
    Parabéns pela matéria "Amamentação".
    Beijos
    Raíssa e Keila (mãe da Rah)

    ResponderExcluir
  4. Parabéns por falar na amamentação, que é muito importante. Bjos Celinha

    ResponderExcluir
  5. Muito legal essa visita da Karine! Informação nunca é demais, ainda mais sobre um assunto tão importante como esse!

    Tem novidades no Funny Paper!

    Dá um pulinho por lá!

    Bjs

    Sil

    ResponderExcluir
  6. Ótima reportagem o meu filhote amamentou os 6 meses exclusivo e depois amamentou até 2 anos e 5 meses hoje ele está com 3 anos 10 meses é super saudável e come de tudo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...